ETICA E FILOSOFIA
R: o advogado comete sim falta de ética em tratar seus clientes de formas desigual, sendo um profissional de extrema importância, nele depositamos nossa confiança para defender nossos interesses, promovendo a justiça de acordo com o seu nível de conhecimento e capacidade.
Este profissional deve tratar seus clientes com igualdade e jamais diferenciação do topo níveis socais, raça, cor, e situação financeira, agir de boa fé para todos.
Para ser justo e profissional é correto informar ao cliente os riscos e conseqüências do processo, prestar contas, jamais abandonar a causa, acertar honorários justos, devolver ao cliente o que é seu de direito, manter sigilo do processo e profissionalmente.
Porem sabe que muitos não agem desta forma, são desonestos, só pensam no lucro e esquecendo a moral e a ética. Podemos também afirmar que o numero de advogados desleais é grande, bem como aqueles que fazem diferenciação entre seus clientes, tratando mais agradável aquele que tem a situação financeira melhor. A caso que o cliente é muito simples, e quando precisam procurar um advogado encontrar dificuldades, muitos se negam a pegar a causa.
Defender interesses é dever, é sua profissão, porem na busca de dinheiro e melhores condições financeiras, o homem em geral acaba se esquecendo dos valores éticos provando cada vez mais o individualismo e a falta de ética e profissionalismo bem como o comprometimento e determinação.
Muitos advogados não agem seguindo os princípios básicos de sua profissão deixam de lado, a ética que, em resumo, são deveres impostos pela sociedade para a criação de uma consciência profissional composta de hábitos dos quais resultem integridade.