Etica e filosofia
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – 4º PERÍODO
DISCIPLINA ETICA E FILOSOFIA
TRABALHO: Resumo do Texto “Introdução Geral e Primeira Concepção de Ética”
PROFESSOR: Angelo
SERGIO NOGUEIRA
MACAÉ
DEZEMBRO 2012
O texto começa com o autor apresentando uma definição mais ampla da ética, definindo-a como a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes. Define a questão de praticar o bem, que vem sido discutida desde os primórdios da filosofia, como um norte para a conduta ética. Nesta linha de raciocínio define que a virtude é a pratica do bem pelos seres humanos e ela é a responsável por promover a felicidade dos seres individualmente e coletivamente
Após expor as ideias genéricas a respeito do tema, são definidos dois aspectos pelos quais os pensadores clássicos norteiam seus pensamentos. O primeiro seria da ética no campo do ideal, como ciência que busca a essência do ser, cuidando das formas ideais da ação humana e procurando sempre uma ligação do material com o espiritual. O segundo aspecto trata das forças que norteiam a conduta, buscando modelos para as ações dos seres humanos no meio em que estão inseridos. Existem pontos comuns entre os aspectos, como a análise do bem como a prática de amor em suas variadas formas e a conduta respeitosa que evita prejudicar o ser e seus semelhantes.
Aristóteles analisa a ética pelo prisma de uma realidade aceita como modelo de conduta racional e em seus estudos situa seu pensamento no sentido de que a prática do bem é a felicidade e que ela deve ser praticada como ideal e como ato consciente.
Os filósofos estóicos apresentam a ética como um elemento mutável, como uma conduta que esta atrelada a realidade de cada época.
Em todos os estudos filosóficos, independente das mudanças do ambiente por questões