Etica e educação
Pólo Serrana, Turma 01.
Nome do aluno: Claudia Amélia Fonseca
Nome do aluno: Elaine Cristina Machado Molina
Nome do aluno: Glauce Gogliano
Tutor a Distância: Viviani Cássia de Oliveira Andrade
Tutor Presencial: Ederlei Carlos de Oliveira
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem
Professor: Larissa Medeiros Marinho dos Santos
Tarefa: 02
Plano de aula
Tema: Brinquedos e Brincadeiras "Toda criança brinca porque gosta. Para as que ainda não falam brincar é uma forma de expressar o que estão sentindo, suas experiências e vivencias anteriores. Brincar, para a criança, é tão vital como comer e dormir." (Pagani)
Para Vigotsky, “a criança aprende muito ao brincar. O que aparentemente ela faz apenas para distrair-se ou gastar energia é na realidade uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social, psicológico”. (1979, p.45).
Participantes: Crianças a partir de três anos que tem o brincar como ponto principal de partida para o seu desenvolvimento.
Objetivos:
Defender a ideia de que as brincadeiras são atividades de estimulação capazes de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, físico e social da criança. Expressar os sentimentos de maneira espontânea e prazerosa;
Transformar o imaginário em realidade e vice-versa;
Adquirir conhecimentos significativos para o seu desenvolvimento integral;
Reconhecer as letras do alfabeto e os nomes dos colegas; Criar uma nova brincadeira a partir dos conhecimentos adquiridos.
Desenvolver a autonomia e criatividade da criança.
Conteúdos:
Brincadeiras de roda: As brincadeiras de roda são muito simples, as crianças encontram-se geralmente descontraídas e também bastante integradas ao grupo, auxilia as crianças a se socializarem e conviverem umas com as outras. Brincar de roda contribui para o desenvolvimento de coordenações sensório-motoras, educa o senso do ritmo, desenvolve o gosto pela música, proporciona contato