Etica uma primeira conversa
“Ética: Uma Primeira Conversa”
Autor: Roger Pol-Droit
Bianca Atzler Pereira TIA: 3150075-7
Fabiana Poerschke Villela TIA: 3152804-1
Júlia Andrighetti Gruppo TIA: 31559538-0
Thabata Silva Rizzi TIA: 31550075-7
Professor: Mario Sergio Batista
São Paulo, 30 de abril de 2015.
Capitulo 1 – As Aventuras de Uma Palavra A palavra ética origina do grego, éthos, que significa “habitat”, a maneira de uma espécie animal “habitar o mundo”. Ethos esta sempre no sentido geral de “comportamento”, portanto, aponta á forma de vivencia das pessoas.
Ética para os gregos: uma forma de conhecimento que diz respeito aos comportamentos. Porem há uma distinção entre 2 atitudes, que é livre de julgamentos, não havendo bom ou mau. Mas, o ser humano não pode igualar-se ao animal irracional, então busca se comportar da melhor maneira possível fazendo, portanto um julgamento do que é bom ou mal, moral ou imoral.
Com essa situação, surge um problema, uma vez que ética e moral se confundem. São duas palavras semelhantes, origens diferentes, mas o mesmo significado. Reconhecidas como sinônimos.
A diferença entre elas: na época moderna o termo “moral” foi considerado reservado a normas e valores herdados do passado e da tradição. Aquilo que é “transmitido”. Algo construído ao longo do tempo, por uma família, religião, etc, parece constituir um conjunto fixo e acabado de normas e regras.
Ao contrario, “ética” seria aquilo em construção, por uma reflexão coletiva, para compreender as questões contemporâneas e agir da melhor maneira. Trabalho de elaboração ou ajuste necessário em face das mudanças em curso.
Há uma dificuldade, portanto, nos tempos atuais de definir o que seria ético ou não, devido à grande divergência de pensamentos em vários temas, sendo necessário conhecer esses ideais para formar um julgamento justo.
Capítulo 2 – Um domínio sem fronteiras
Poucas vezes paramos para pensar que a ética trata de todos os nossos atos, desde