ETICA TRABALHO PRONTO
5 ARTIGOS.
Denunciar ao conselho regional de serviço social, através de comunicação fundamentada, qualquer forma de exercício irregular da profissão, infrações a princípios e diretrizes deste código e da legislação profissional.
Adulterar resultados e fazer declarações falaciosas sobre situações ou estudos de que tome conhecimentos.
Utilizar seu numero de registro no conselho regional no exercício da profissão.
Abster-se no exercício da profissão de praticas que caracterizem a censura, o cercamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.
Inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional.
5 PRINCIPIOS.
Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas politicas a ela inerentes, autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, a participação de grupos socialmente discriminados e a discussão das diferenças.
Garantia do pluralismo, através do respeito as correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o restante aprimoramento intelectual.
Compromisso com a qualidade dos serviços prestados a população e com o aprimoramento intelectual na perspectiva da competência profissional.
Exercício do serviço social sem ser discriminado\ nem discriminar por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.
Exemplo de uma Assistente Social, não cumprindo o código de ética.
Era uma vez, uma assistente social chamada Odete, que trabalhava no hospital São José, em um período de 10 horas por dia, sem ganhar hora extra. A mesma não se importava com a carga horária excessiva, pois tinha medo de perder o emprego.
Odete era carregada de valores morais devido a uma formação