Etica social, profissional na educação
Ética e tudo aquilo que consideramos correto, cada pessoa deve pensar de certa forma e trocar experiências. A ética esta em cada um, em todos os lugares, e a todos os momentos se exige ética de todas as pessoas.
Os ideiais éticos por sua vez, refazem idéia de viver em harmonia com a natureza, uns com os outros na organização das cidades e na preservação dos direitos do homem. A ética social dos nossos dias caracteriza o momento alarmante em que todo o avanço tornou-se moral, pois não há participação; assim sendo a ética torna-se impossível diante da liberdade e da fatalidade, mas, não há o que não acabe esbarrando na ética no mundo atual.
A ética profissional é o conjunto de normas morais pela qual o homem deve orientar seu comportamento profissional. A ética e importante em todas as profissões , para que todos possam viver bem em sociedade. Todos os códigos de ética profissional trazem os seguintes princípios: honestidade no trabalho, lealdade na empresa, alto nível de rendimento, respeito a dignidade humana, segredo profissional muitos outros. A maioria das profissões possuem seu próprio código de ética, principalmente em áreas da saúde onde envolve muitas questões éticas com vida e morte, que e o caso de médicos, enfermeiros e psicólogos e etc.
A responsabilidade ética no processo de ensino-aprendizagem , de que a escola deve ter por objetivo a construção de cidadãos participativos e conscientes, pessoas responsáveis e solidárias com a sociedade e ter autonomia intelectual , porem o que se observa é que mais e mais jovens estão saindo das escolas sem ter noção da ética com a comunidade.
Um dos motivos de a educação ter chegado neste patamar tem relação direta ao desaparecimento ou a pouca importância dada a alguns valores morais, como: se os filhos fossem repreendidos pelos pais falava-se muito que certos atos poderiam deixar traumas e seqüelas e com isso, muitos pais deixaram de educar seus filhos, pois qualquer limite imposto poderia causar