Teorias e técnicas de entrevista psicológica: análise do filme pequena miss sunshine
Teorias e Técnicas de Entrevista Psicológica
Reflexão Psicológica sobre o filme
“Pequena Miss Sunshine”
Tomando o filme Pequena Miss Sunshine como fragmento observável da dinâmica familiar em questão e à luz da leitura do texto Entrevista Familiar Diagnóstica, realizar as seguintes tarefas:
1. Analisar cada membro do grupo em função da dinâmica de papéis estabelecidos.
Olive: Filha caçula. Depositária de desejos e emoções dos pais. Percebe-se pelo filme que toda a família se volta para as questões relacionadas à vida dela. Ela é o centro das atenções.
Richard: É a figura paterna que se remete ao papel de líder na família devido às suas concepções de sucesso. Trabalha com teorias de motivação em palestras e aplica tais teorias na vida cotidiana familiar, de modo que todos os papéis familiares, estabelecidos por ele, sejam direcionados ao sucesso e não ao fracasso.
Sheryl: É a figura materna que coordenada o funcionamento doméstico. Tenta manter a rotina familiar harmoniosa.
Avô: Reside com seu filho Richard após ser expulso da casa de repouso em que vivia, devido ao seu vício em heroína e representa, dentro do contexto familiar, uma figura excêntrica para a idade que possui. Ele é a maior identificação de Olive na família. É ele quem a ensina e apóia seu objetivo de participar de concursos de beleza.
Frank: Irmão homossexual de Sheryl.Vai viver na casa da família após uma tentativa de suicídio. Apesar de seus problemas psicológicos, ele representa a figura mais centrada e equilibrada da casa.
Dwayne: Filho mais velho. Apesar de seu aspecto rebelde, é visto pelo pai como uma pessoa disciplinada, devido à forma como estabelece a busca de seu objetivo de ingressar na força aérea.
2. Identificar o mito familiar subjacente a esta dinâmica.
O mito familiar identificado no filme trata-se da determinação de alcançar o