Etica Profissional
A maioria das profissões liberais possui grande valor social.
A saúde, a educação, o lazer, a habitação, a vida empresarial necessitam da atuação profissional em prol da sociedade.
Exemplificando a contabilidade como profissão de grande proteção à vida da riqueza das células sociais.
O contabilista em relação às empresas fica responsável pela prosperidade dessas através da ampliação e oportunidades de emprego, do aumento dos índices de investimentos, reduzindo gastos e destinando os lucros aos melhores caminhos. Com isso, beneficiando a si, a empresa e ao país.
Todavia, como não há total sem parcelas e a expressão da soma depende daquela de suas unidades, uma consciência firme profissional, como condição ética, tende a beneficiar a todos, posto que se exerce, exatamente nas parcelas ativas sociais.
2. Valor Individual da Profissão, Utilidade e Expressão Ética
A profissão oferece uma relação entre utilidade e necessidade. Contudo, é necessário que haja valor ético para que todas as partes sejam envolvidas pelos benefícios.
O valor da utilidade pode contrariar a expressão ética, então é necessário que o valor profissional individual acompanhe o valor ético para que exista integral imagem de qualidade e a utilidade não afete os preceitos de uma conduta sadia.
Um exemplo pode ser o Advogado que pratica uma conduta sadia, defendendo apenas seu cliente (réu) e não a outra parte.
3. Deveres Profissionais
Todas as capacidades necessárias ou exigíveis para o desempenho eficaz da profissão são deveres éticos.
Cada profissão possui valores a serem seguidos, uma vez eleito o trabalho que desempenhará com habitualidade o ser se compromete a cumprir deveres éticos, nos quais utilizará com seus clientes, colegas e a sociedade.
Logo, um complexo de deveres envolve a vida profissional sob os ângulos da conduta a ser seguida para a execução de um trabalho.
4. Aspectos especiais de relações profissionais
Independente de qual cargo se exerça na