Etica profissional
Não basta ser competente. Para se ter sucesso em todas as áreas da vida, inclusive na profissional, é preciso também ser discreto e educado. A discrição é a principal virtude de uma pessoa consciente e civilizada. Serve como um trampolim para o sucesso pessoal, social e profissional. Entrar e sair dos lugares com classe, quase que despercebido (a), não incomodar os outros, lembrar-se da seguinte frase: "Minha liberdade termina onde começa a do próximo", sem dúvida, são atitudes que colaboram.
Dicas de etiqueta:
Pontualidade é ponto de honra.
Roupas discretas, sem modismos.
Nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica.
Tenha sempre cartões profissionais disponíveis.
Porta aberta não significa "entre".
Pare à porta, sorria peça licença. Ao ser autorizado entre, cumprimente com um
"bom dia" ou expressão adequada para o horário, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele.
Ao conversar olhe nos olhos.
Aprenda a ouvir.
Não se distraia durante a conversa.
Não cruze os braços.
Não se sente de qualquer jeito.
Não fale alto ou grite.
Respeite para ser respeitado
ÉTICA PROFISSIONAL
Procure ser sempre honesto. Pensar em ética no trabalho é pensar, antes de tudo, em honestidade. Muito mais que mero diferencial competitivo, ter ética é um fator determinante na carreira de um profissional. Isso porque as empresas vêm pautando cada vez mais a sua atuação pela ética, exigências que cresce à medida que aumenta a consciência da sociedade acerca de seus direitos e deveres. O nosso padrão de comportamento reflete quem somos e o tipo de organização de que fazemos parte.
Dicas de ética:
Nunca faça algo que não possa ser assumido em público.
Esteja aberto a críticas e opiniões e, quando solicitado, procure opinar sem julgamentos precipitados ou idéias preconcebidas.
Seja pontual e assíduo. Isso gera