Etica profissional
1 – Introdução pág 2
2 - Da identidade das profissões e dos profissionais pág 3
3 - Dos princípios pág 3
4 - Dos deveres pág 4
5 - Das condutas vedadas pág 5
6 - Dos direitos . pág 6
7 - Da infração ética pág 7
8 - Das penalidades pág 7
INTRODUÇÃO
ÉTICA PROFISSIONAL
As qualidades profissionais e éticas para o desempenho da profissão convergem para a capacitação técnica, humana, social, ambiental e artística diante da necessidade de respostas às diversas realidades sociais, econômicas e culturais, com o comprometimento constante diante da sociedade em que atua.
O profissional engenheiro civil realiza-se pelo cumprimento responsável e competente dos compromissos profissionais, munindo-se de técnicas adequadas, assegurando os resultados propostos e a qualidade satisfatória nos serviços e produtos e observando a segurança nos seus procedimentos. Deverá estar preparado para colocar os interesses coletivos acima dos interesses particulares, nos aspectos que afetem o meio ambiente e as questões de cidadania, exercendo assim as suas habilidades profissionais dentro de padrões éticos.
A profissão é bem social da humanidade e o profissional de engenharia civil é o agente capaz de exercê-la, tendo como objetivos maiores à preservação e o desenvolvimento harmônico do ser humano, de seu ambiente e de seus valores. É bem cultural da humanidade construído permanentemente pelos conhecimentos técnicos e científicos e pela criação artística, manifestando-se pela prática tecnológica, colocada a serviço da melhoria da qualidade de vida do homem.
Desta forma, o Curso de Engenharia Civil busca enfatizar na formação profissional, princípios éticos, que formem e desenvolva no estudante uma atitude de responsabilidade tendo como princípios norteadores:
a) Constante preocupação com a qualidade de vida dos habitantes das cidades, de todos os assentamentos humanos, independente da classe social;
b)