etica profissional da enfermagem
INTRODUÇAO
ETICA – CONCEITO
LEI Nº 7498 – Regulamenta o Exercicio de Enfermagem
Resoluções – cofen 311/2007; 160; 161; 240/200
Perguntas e respostas
Estudo de casos
Conclusão
Bibliografia
INTRODUÇÃO
O Código de Ética Profissional é um instrumento regulador que busca as relações de valor entre moral e conduta humana. Nele está assegurada às condições fundamentais do exercício profissional em todas as variantes, prevenindo situações suscetíveis de desqualificação institucional e moral.
O princípio do Código de Ética é estabelecer qual a forma de um profissional se conduzir no exercício profissional, de maneira a não prejudicar terceiros e a garantir uma qualidade eficaz de trabalho.
Durante a carreira de enfermagem o profissional poderá se deparar com situações nas quais seja necessário recorrer ao Código de Ética da profissão e possuir o conhecimento prévio sobre o mesmo é de grande importância levando em consideração que esses profissionais lidam diretamente com a vida humana.
Atualmente, no contexto hospitalar, a equipe de enfermagem está exposta a várias situações de caráter ético-moral, assim faz-se necessário uma melhor compreensão do Código de Ética Profissional, com objetivo de aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado pela equipe e otimizar a interação entre os profissionais e os pacientes. Diante da significativa importância e influência que o Código de Ética profissional possui no âmbito hospitalar, o presente estudo visa analisar a compreensão e entendimento do mesmo, entre os profissionais de enfermagem, além de servir de subsídio a outras pesquisas na área
ÉTICA
O termo ética refere-se aos padrões de conduta moral, isto é, padrão de comportamento relativos ao paciente, à instituição e aos colegas de trabalho.
Saber distinguir o que é certo e o que é errado, é muito importante. Saber proceder e ter bastante responsabilidade dá ao paciente o bem