etica politica sociedade
Silmara Maria do Carmo
Projeto Recreio
Itabira
2013
Justificativa: Constatou-se que as brincadeiras dos alunos do turno da tarde (I e II período) são muito agitadas durante o recreio, às vezes violentas, culminando em brigas. Os alunos se machucam com frequência, pois suas brincadeiras consistem em correrias pelo pátio da escola, pequeno para atender às necessidades de movimento das crianças e muito "acidentado".
Objetivo Geral: Proporcionar atividades com a intenção de diminuir as situações de risco e tornar o recreio um espaço pedagógico mais prazeroso e educativo, desenvolvendo as relações sócio-afetivas dos envolvidos neste ambiente, através da organização das atividades lúdicas (brincadeira, dança, etc.) em seu espaço físico.
Objetivos Específicos:
Promover o desenvolvimento das relações sócio-afetivas através de momentos significativos de aprendizagens com as atividades lúdicas: brincadeiras, jogos e danças;
Amenizar as situações de conflitos entre alunos através de conversas, oportunizando que o espaço do recreio seja divertido, sem brigas e violência.
Diminuir as correrias que ocasionam os acidentes e machucados;
Oportunizar o resgate de brincadeiras;
Trazer os alunos com necessidades especiais à convivência com seus colegas e garantir que este aluno se integre e participe das atividades desenvolvidas.
Oportunizar aos alunos da tarde a escolha e organização de suas próprias brincadeiras, bem como auxiliar colegas a se integrarem nas atividades;
Oportunizar que os alunos concluintes tenham uma experiência com os alunos menores, através da organização de atividades lúdicas e possam utilizá-la para sua formação profissional.
‘Ações:
Levantar entre os alunos os problemas desagradáveis que ocorrem no recreio e não deixam que este seja um espaço divertido.
Combinar com os alunos da tarde as regras que deverão existir para viabilizar o recreio como espaço educativo e