Etica pessoal x profissional
Mas afinal oque é ética? A definição mais simples de ética, e fazer o bem a todos, são saber fazer a escolha certa entre o certo e o errado, o bem ou o mal, o justo ou injusto. Ser ético, portanto, é buscar sempre estar de bem consigo mesmo, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza é buscar ser feliz.
Existem muitas formas não éticas de agir, tanto profissionalmente como em sua vida pessoal, como, falando meias verdades, sonegar impostos, burlar a lei, reter informações, não divulgar o verdadeiro autor de boas ideias e etc.
Mas porque eu devo fazer o certo, ser ético, quando todos não são e sempre dão o jeitinho brasileiro? É muito simples, se toda vez que tivermos a oportunidade de fazer algo certo nos não fizermos pura e simplesmente porque ninguém faz ninguém nunca vai fazer mesmo, mas quando um começa vários seguem esse caminho, e assim podemos construir um mundo melhor, afinal nunca se falou tanto sobre ética e responsabilidade social como nos últimos anos.
Mesmo que o assunto ética esteja sendo falado cada vez mais na ultima década ainda existem muitas empresas que não são éticas, ou seja, o lucro esta acima de tudo, aumenta a carga horaria colocando seu colaborador em um banco de horas, no qual o trabalhador nunca consegue fazer uso dele, não se preocupa com a qualidade de vida do trabalhador, não se preocupa com o meio ambiente, não tem uma missão definida, e muitas vezes não consegue fidelizar seus clientes.
Por outro lado, existem empresas que já possuem uma forma mais moderna e levam muito a serio a ética, treinando seus funcionários, fazendo que aqueles que acabam de chegar a empresa sejam também treinados para se adequarem o ritmo da empresa, esse tipo de empresa, tem seus produtos a preço justo, paga seus impostos em dia, aumenta sua produtividade, repassando parcialmente os lucros aos seus