Direito e legislação
ÉTICA
CONCEITO
Moral teórica ou ciência moral que procura determinar a finalidade da vida humana e os meios de atingi-la. A ética formula julgamentos de apreciação (julgamentos de valor) sobre os atos bons ou maus, trata-se de um princípio ordenador da sociedade.
ÉTICA PROFISSIONAL
Síntese dos princípios morais que regem o exercício de qualquer profissão liberal, seu objetivo é conduzir à observância de uma série de normas de caráter ético, promulgadas pelas respectivas associações de classes, visando pautar a conduta moral dos seres humanos, relacionada com o exercício da profissão escolhida.
De um modo geral o código de ética de cada profissão enumera o que pode ou não ser feito. O exercício profissional deve estar também respaldado por uma série de normas baseadas em princípios éticos universais.
ORIGEM
A ética nasceu com Sócrates, que dela propôs uma concepção intelectualista. Estabelecer a moral é mostrar que o bem e o mal merecem seu nome. Que o que é bem em si é também um bem para mim e o que é mal em si é também um mal para mim.
VISÃO FILOSÓFICA
Heidegger: Uma ética não poderia ser um pensamento proveniente de disciplinas.
Scheler: Uma ética não pode, de fato, se fundar sobre os bens e os fins.
Descartes: Basta julgar bem para fazer bem e todo pecador não passa de um ignorante.
Spinoza: Foi quem levou mais longe as idéias de que a virtude se identifica com o progresso do saber.
OS FUNDAMENTOS DE UM PERSONALISMO ÉTICO
A universalidade e a singularidade se respeitam mutuamente, porque elas se fundem concretamente sobre a solidariedade essencial das pessoas, o que se chama de responsabilidade. Essa solidariedade pode ser ilustrada com o amor, que é o ato fundamental do espírito, a tradução de sua essência concreta e dinâmica, podemos caracterizá-lo como um elenco em movimento.