Etica no Trabalho
2. A Ética Profissional em Administração
03. Ética (gr. ethike, de ethikós: que diz respeito aos costumes). Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. “A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa”. (JAPIASSÚ; MARCONDES, 1996, p. 93).
04. No entanto, é atribuído à moral dizer o que deve ser feito em determinada situação comum ao interagir do homem com o ambiente e a sociedade, e à ética expor reflexões sobre o comportamento moral e a conduta de cada indivíduo em seu meio. A ética configura a união de um sujeito e seus valores, ou seja, um conjunto do agente moral e suas virtudes éticas, intrinsecamente ligadas.
05. Sinteticamente, a ética é o estudo dos juízos da conduta humana, que é passível do bem e do mal, presente em um único ser ou em grupo. Está presente em todas as ordens vigentes no mundo, na escola, na política, no esporte, nas empresas e é de vital importância nas profissões, principalmente nos dias atuais.
06. O discurso exposto pelo realismo aristotélico considerava o universo como ordenado por leis constantes e imutáveis, alegando existir uma ciência "primeira", a metafísica, que estuda o ser e procura enunciar que essa ordem torna inteligíveis todos os fenômenos. A teoria ética filosófica objetiva estabelecer o bem tanto ao individuo quanto à sociedade num todo.
07. Porém, uma questão central que a moral e a ética tratam, e que é muito difícil de responder, é "como devo agir para com os outros?". A visão sob a ética na filosofia grega clássica se faz mais empírica, claramente exposta nas obras de Aristóteles.
08. Em suma, para Aristóteles a ética é tratada como a ciência das condutas humanas, objetivando enfim comprometer-se em possibilitar ao