Etica no ambiente de trabalho
Marcela Cristina Bazon
Rafaela de Paula Lima
Roberta dos Santos Martins
Valdete das Graças Tauffner
RESUMO
O presente artigo tem por finalidade conceituar e avaliar a postura ética no ambiente de trabalho, visando salientar a importância do tema, e o que se espera e é exigido pela sociedade na relação empresa – funcionário. A prática da ética está relacionada aos deveres e responsabilidades sociais das empresas e os indivíduos nelas envolvidos. Há um consenso entre estudiosos do tema de que a empresa deve ser responsável por ajudar a melhorar continuamente a sociedade da qual obtém lucro. Tais responsabilidades não são apenas materiais, mas também abstratas, consolidando adoção e prática dos preceitos éticos.
Palavras-chave: Ética; Moral; Ética Empresarial; Ambiente no trabalho.
1 INTRODUÇÃO
Neste artigo será abordada a questão da ética no ambiente de trabalho. A ética ocupa o ideal de conduta humana, é a forma mais simples da evolução. Ela conduz e direciona o ser humano do pensamento individualista ao pensamento coletivo buscando sempre o bem comum. A ética pode ser vista como regras que regem a conduta de acordo com a moral e o bem. “A Ética é algo que não pode ser definido como certo ou errado. É a forma de como as pessoas acreditam, é o bom senso, em suma, é como você observa o mundo ao seu redor” (MARTIN; LEAL, 2004, edição141).
A ética empresarial é o comportamento da empresa em conformidade com os princípios morais e as regras do proceder corretamente, sendo estas aceitas pela coletividade, sendo valorizado o respeito aos direitos e a dignidade do ser humano. Quando a empresa é ética os dirigentes tem a legitimidade de exigir o mesmo posicionamento dos seus funcionários.
Para avaliarmos a postura ética da empresa na visão dos funcionários foi utilizado um questionário. Como estudo de caso, tomou-se a empresa “Distriferro Produtos Siderúrgicos LTDA”, localizada no município de Vila Velha, ES. A