A ética no ambiente de trabalho
Ambiente analisado: drogaria de médio porte que faz parte de uma grande rede.
A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários. Educação e respeito entre os funcionários; cooperação e atitudes que visam à ajuda aos colegas de trabalho; divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades realizadas na empresa; respeito à hierarquia dentro da empresa; busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho; ações e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro da empresa como, por exemplo, manter o bom humor; respeito às regras e normas da empresa são alguns exemplos de como manter atitudes éticas no ambiente de trabalho.
Infelizmente entre os relacionamentos no ambiente de trabalho, algumas pessoas não sabem explicar o que é certo e errado. Ou seja, pode-se notar que a ética não está sendo respeitada e nem fazendo mais parte da postura que todo profissional deveria ter. A falta de ética nas relações no trabalho não é um fenômeno novo, pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho ou as próprias definições da ética. E ética não pode ser definido como certo ou errado, é o bom senso, como uma pessoa enxerga e observa o mundo existente ao seu redor.
Para melhorar as relações no ambiente de trabalho e minimizar a falta de ética que pode ser observada em alguns momentos, sugere-se que sejam realizados encontros mensais tratando de assuntos que visam desenvolver nos integrantes da equipe o senso de ética. Cada encontro terá uma temática diferente e será apresentado por um membro da equipe. São os seguintes temas sugeridos:
1. Saber ouvir: todos têm algo para falar, e muitas das vezes de onde menos se espera pode surgir algo muito bom, uma ideia