Síntese livro - Criação na propaganda impressa
Ele tem uma linguagem bem fácil de ser entendida, mostra o cotidiano de agências de publicidade.
Mostra todo o processo de como é feita uma propaganda. Fala muito sobre o que é Briefings, sua devida importância e ressalta como fazê-los. Outra coisa que o autor abrange muito no livro é a realização de rafs e layouts para os projetos e sua importância para o bom desenvolvimento do mesmo.
Gostei do livro por ele ser bem explicativo e conter muitas imagens digitalizadas de todo o processo da criação de um material, desde o briefing até a propaganda final.
A parte que mais me interessou foi a de citações de criadores, em que eles falam um pouco de como criam seus projetos (págs. 61 a 63).
Algumas que me chamaram a atenção:
“A busca pelo criativo parece ser incansável, intensa. Quanto mais nos exercitamos, melhor criamos. Não conheço outra maneira de produzir, a não ser produzindo”. Os grandes criadores são os que mais produzem.
“Já criei uma campanha inteira em meia hora e já levei 30 dias para criar um só anuncio”.
Matos (1991, p. 92-93)
Há alguns relatos em que os entrevistados dizem que a inspiração não vem com tensão, mas também não vem sem estudo, pesquisa. O que se deve fazer é pesquisar e estudar muito o projeto, bem como o tema e seu público alvo. Após estar bem inteirado no assunto, descansar, relaxar e se distrair. Geralmente a inspiração vem assim, do nada, quando você não está trabalhando.