Etica nas relações humanas
Educadores (as) somos uma imensa força de mudança. Nós os convidamos a participar do movimento pela eleição de uma nova Direção para o SINTEPE.
O sindicato é um instrumento de mobilização, de mudança social e de reivindicação muito importante. Todas as pessoas que trabalham precisa se organizar para conquistar melhores condições de vida, salários dignos, assistência à saúde de qualidade e pública, condições de trabalho adequada e saudável para um satisfatório e realizador exercício profissional.
Um sindicato moderno e atuante deve oferecer também serviços de lazer e cultura para os seus sócios. Quanto mais amplo o campo de atuação do sindicato maiores serão as vantagens da categoria.
O SINTEPE é uma organização poderosa, mas ele vem sendo dirigido há muitos anos de forma errada. O método de gestão está superado e ultrapassado. Uma organização com 29 mil sócios e uma receita mensal de 700 mil reais de arrecadação poderá realizar muito mais se for administrada com competência e transparência. São mais de 9 milhões de arrecadação por ano!
A nova direção que será eleita em novembro próximo terá uma receita de mais de 30 milhões para administrar. Com o reajuste para contemplar a Lei do Piso Salarial, estes recursos podem chegar a mais de 40 milhões para serem utilizados em um mandato de três anos. São recursos demais para serem administrados sem uma efetiva e transparente prestação de contas.
O movimento NOVO SINTEPE lançará uma chapa alternativa para as eleições de novembro e terá como uma das suas bandeiras a prestação de contas disponível na internet. Cabe aos sócios determinar como devem ser investidos os recursos arrecadados.
Do mesmo modo também defendemos que os diretores, coordenadores setoriais e ativistas de base tenham todas as condições para exercerem o seu trabalho de mobilização nas escolas. Todos terão um ajuda de custo (alimentação, transporte, combustível e outras despesas