Etica na negociação
Ética é a ciência dos costumes dos atos humanos, nada mais é que um conjunto de praticas morais de uma determinada sociedade, ou então os princípios que orientam essas praticas.
A ética e a verdade são a essência da consciência humana. Não há possibilidade de vida social sem que haja observância de princípios éticos.
Uma sociedade eticamente comprometida com o respeito á dignidade ela se apóia em três conceitos éticos:
• É essencial que ela seja justa – que haja oportunidade para todos;
• É necessário que ela seja livre – que a vontade educada torne a liberdade responsável;
• E que seja solidaria – que haja compromisso com o bem pessoal e o bem comum.
Sentimos a necessidade de viver em sociedade, e para que a convivência seja pacífica devemos respeitar o direito, a moral e a ética. De forma generalizada, ética é o estudo do que é bom ou mau, buscando justificativas para as regras propostas pela moral e pelo direito.
2. A ética na negociação
A ética na negociação, ela tem como objetivo usar os códigos de valores que determinam o comportamento e influenciam a tomada de decisões, baseados nos princípios moralmente aceitos que determinam, o que deve ou não deve ser feito em função do que é classificado como certo ou errado.
Dentro da negociação, à ética está relacionada com o grau de honestidade e de sinceridade que o negociador possui com seu oponente.
Quem é que nunca negociou, o mundo inteiro negocia, a negociação tem um poder muito grande na conciliação de interesses. A negociação acontece quando nos dispomos a ceder os objetivos negociáveis em troca de conseguir algum retorno.
As negociações ocorrem em todos os níveis e tipos de organização, seja no ambiente interno: negociando com colaboradores ou entre departamentos funcionais, seja no ambiente externo, quando se trata de contratos ou parcerias com os mais diversos clientes (consumidores do produto /serviço e fornecedores, por exemplo) onde o