Eero saarinen
SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO
Tema: Eero Saarinen – Vida & Obra
I – INTRODUÇÃO
Eero Saarinen nasceu a 20 de agosto de 1910 em Kirkkonummi, Finlândia, se naturalizando americano em 1940. Considerado um dos mais representativos arquitetos da segunda fase modernista, Eero Saarinen foi o introdutor das formas curvilíneas na arquitetura norte-americana em substituição aos prismas retangulares, típicos da primeira fase da arquitetura moderna. A Escandinávia já trazia no pré-guerra o artesanato com a qualidade do design modernista, com simplicidade de linhas e valorização dos aspectos construtivos. Continuando a tradição da segunda geração dos designers modernos da Península, Eero elevou a utilização das formas curvas a níveis de extrema simplicidade e beleza, com enorme poder de encantamento pela suavidade dos contornos sinuosos e insinuações espaciais.
Filho do arquiteto finlandês Eliel Saarinen e da escultora Louise Gesellius, emigrou com a família para os Estados Unidos em 1923. Entre 1929 e 1930 estudou escultura em Paris, De volta aos Estados Unidos, fez bacharelado em arquitetura na tradicional Universidade de Yale, Michigan, colando grau em 1934.
Após uma viagem de dois anos pela Europa, regressou a Bloomfield Hills em 1936, iniciando a sua atividade como docente no Cranbrook Institute of Architecture and Design, do qual seu pai era diretor, Tornou-se seu sócio formando a "Saarinen and Saarinen", atuando em conjunto em inúmeros projetos até a morte de Eliel em 1950.
Ganhou o Prêmio Nacional da Mobília em 1941 com uma cadeira de madeira compensada e criou uma revolucionária cadeira de fibra de vidro em 1948.
Mas é a partir de 1947 que a sua obra começa a se destacar ao ganhar o concurso de arquitetura para o "Jefferson National Expansion Memorial" em St. Louis, tendo