A Ética na Negociação
O que é Ética:
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Os critérios de eticidade são a ação, a intenção e as circunstâncias ou consequências.
Num sentido menos filosófico e mais prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos por exemplo, ao comportamento de alguns profissionais tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor. Para estes casos, é bastante comum ouvir expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública.
A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.
A ética abrange uma vasta área, podendo ser aplicada à vertente profissional. Existem códigos de ética profissional, que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão. A ética e a cidadania são dois dos conceitos que constituem a base de uma sociedade próspera.
Segundo Letitia Baldrige:
“Transparência total. Honestidade. Decepção é o pior curso (caminho) da ética... Você é uma pessoa ética em tudo que faz ou não é uma pessoa ética. As corporações devem realmente observar isso”.
A ÉTICA NA NEGOCIAÇÃO
Ao se falar em negociação há de considerar-se o relacionamento entre pessoas, que podem ser reconhecidas como negociadores que devem levar em conta que a “Ética é uma questão importante na tomada de decisão e nas negociações”. (Andrade, 2007:13).
O cenário acelerado de mudanças bem como a alta competitividade no mercado impõe às empresas novos desafios e demandas. Produtividade,