Etica empresarial
Capital Intelectual e sua importância para as organizações
Por valtermario de souza rodrigues Valtermário de Souza Rodrigues
Capital Intelectual e sua importância para as organizações
Resumo - Este texto apresenta alguns conceitos e explanações sobre Capital Intelectual.
(Palavras-chave: capital, habilidades, modelo, gestão, competência e conhecimento)
Introdução
Vivemos na era da informação e do conhecimento, isso é fato e não há como mudar. No sistema capitalista perder tempo é deixar de ganhar dinheiro. Criar condições favoráveis à produção e direcionar-se em favor do tempo gera viabilidade econômica em todo o segmento da empresa.
Os grandes blocos econômicos, assim como as organizações, ditam e fazem a fluência do mercado e são visionárias. No entanto, para que toda essa engrenagem funcione, as pessoas com suas respectivas habilidades, competências, comportamento e consumo exercem papel extremamente importante.
Conceitos e definições
A origem do Capital Intelectual surgiu com a Sociedade do Conhecimento, caracterizadas por uma série de mudanças e transformações.
Peter Drucker (1996), em seus trabalhos científicos analisou o poder da informação como originária de ações de sucesso, essenciais a criação e permanência das organizações no mercado. Quanto mais cedo obtivermos informações antecipadas, maiores serão as chances de criar, planejar, controlar, solucionar ou oportunizar o momento.
Stewart (1998), afirma que o Capital Intelectual constitui a matéria intelectual - conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência que pode ser utilizada para gerar riqueza.
O capital intelectual engloba conhecimentos adquiridos e acumulados de uma organização, ou seja, os conhecimentos acumulados de uma empresa inerentes a pessoas, projetos, patentes, sistemas, metodologias e a interatividade do ativo humano para com a missão da empresa.
Um exemplo perfeito é uma empresa que investe em