Pim i unip
Para uma melhor apresentação e entendimento do nosso trabalho, antes de iniciarmos a descrição da organização, faremos um breve relato da história do GRUPO VOTORANTIM e da trajetória da família Ermírio de Moraes que comanda o Grupo há quatro gerações.
O GRUPO VOTORANTIM nasceu de uma fábrica de tecidos, fundada em 1918, no interior de São Paulo, na cidade de Votorantim em Sorocaba.
[pic]
Fábrica de Tecidos Votorantim, década de 1910
Fonte: http://www.votorantim.com.br/pt-br/grupoVotorantim/historia/Paginas/historia.aspx
O imigrante português Antonio Pereira Ignácio arrematou em um leilão a fábrica de tecidos de algodão que tinha falido e deu continuidade a ela, fundando então a Fábrica de Tecidos Santa Helena.
Antônio Pereira Inácio (Baltar, 29 de março de 1875 - 14 de fevereiro de 1951) foi um empresário luso-brasileiro.
Sua família emigrou para o Brasil por volta de 1886, onde freqüentou a escola e aprendeu o ofício de sapateiro.
Empreendedor, foi o fundador do grupo de empresas que mais tarde viria a se tornar o Grupo Votorantim, hoje comandado pelo seu neto Antônio Ermírio de Morais.
Fonte: http://www.comunidadeluso-brasileira.com.br/noticias Pouco tempo depois sua filha Helena casou-se com um jovem pernambucano, filho de fazendeiros do Nordeste, que havia estudado engenharia nos Estados Unidos chamado José Ermírio de Moraes.
[pic]
José Ermírio de Morais (Nazaré da Mata, 21 de janeiro de 1900 - São Paulo, 9 de agosto de 1973) foi um empresário, engenheiro e político brasileiro. Foi senador da República de 1963 a 1971.
Sob sua administração o negócio cresceu e diversificou-se tornando-se o que é hoje o Grupo Votorantim. Já como um dos maiores empresários do Brasil elegeu-se senador pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Foi pai do também empresário Antônio Ermírio de Morais.