Etica do estudante
Como poderemos conservar a dignidade em uma sociedade egoísta que não sabe praticar a solidariedade? Vamos continuar com a teoria de que o mais forte sobrevive? Penso que para ocorra essa mudança será necessário mais do que palavras e hipocrisia. A solução pra isso é haver a instrução e o exemplo, antes de tudo. Deste modo, não podemos pregar um ideal e agir de uma forma totalmente contrária a ele, ou seja, pais que agem sem ética não podem esperar que os filhos ajam de maneira diferente quando forem adultos.
No caso do universitário brasileiro, deve-se frisar que ele deve ter uma postura ética ainda mais rigorosa, em virtude de poucos terem a oportunidade de cursar o ensino superior no Brasil. Entretanto, o estudante de direito deveria ser aquele a se portar de maneira ética mais intensa, agindo de acordo com a moral e reprovando aquilo que vem de encontro à ética, por estar em um curso que tem por objetivo promover a Justiça.
O valor do respeito está intimamente ligado ao princípio da dignidade da pessoa humana, pois, sem ele é impossível conviver em paz com outras pessoas. Antes de exigir que os outros sejam éticos, o estudante do curso de Direito deveria exigir uma conduta ética de si mesmo, voltamos na questão de que o exemplo é mais eficaz do que a instrução e a instrução sem o exemplo dificilmente funciona.
Muitos dizem que o curso de Direito é composto por pessoas da elite da sociedade, o que não é