etica do advogado
A presente produção procura se espelhar nas perfeições de ética e moral na qual Rui Barbosa se preocupa tanto em mostrar em sua ilustríssima obra, "O Dever do Advogado" .
Texto enviado ao JurisWay em 23/03/2011.
indique está página a um amigo Indique aos amigos
Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?
Saiba como...
O DEVER DO ADVOGADO
(A Ética Profissional do Advogado)
João Marcel Araujo de Souza
RESUMO:
O presente trabalho a ser apresentado tem como principal idéia focar temas abordados na exemplar obra de Rui Barbosa, “O Dever do Advogado” a qual demonstra ser tratada de forma implacável e cuidadosa pelo ilustre autor. A presente produção procura se espelhar nas perfeições de ética e moral na qual o autor se preocupa tanto em mostrar. No decorrer deste artigo nós frisaremos as características mais tratadas na obra, a qual não passa apenas de uma resposta ao companheiro Evaristo de Morais.
Palavras-Chave: Rui Barbosa, perfeições, ética, moral, características, obra. INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por finalidade apenas tratar, sem mais delongas, da tão aclamada obra cunhada pelo nosso consagrado jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro, Rui Barbosa, podemos ressaltar uma grande estima pela prevalência da ética profissional, em outras palavras o “dever do advogado”. Nesta lembrança rica deixada pelo autor, é perceptível que o direito é tido como um instrumento de grande importância para a preservação da vida social.
Embora seja considerada como uma obra, não deixando de perder este caráter importante, devemos salientar que “O Dever do Advogado”, na realidade tratasse de uma carta resposta enviada a Evaristo de Morais Filho, advogado e amigo de Rui, que se encontrava em um grande dilema, a respeito de um caso de homicídio no qual o acusado pede a defesa a Evaristo, porém o réu tratava-se de um inimigo político de Rui Barbosa e