Etica Cultura e Sociedade
1.Resumo
Trata-se de estudo pautado na responsabilidade social da Ciência da Informação para inclusão de Comunidades na sociedade da informação. Aborda o papel da ao delinear caminhos para a inclusão social por meio da inclusão informacional pelo acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação. mediante pesquisa de campo para registro, organização e divulgação das , fontes de informação.
2.Introdução
Cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade, uma vez apresentada e divulgada a pesquisa, bem como o seu referencial teórico, resta agora aguardar os frutos de sua divulgação. Além da Proposta ora apresentada, vislumbram-se pesquisas futuras, tais como o uso de provérbios, cantigas, filmes de cinema, entre outros, como mediadores e facilitadores de aprendizagem, que são capazes, ao mesmo tempo de re-construir a identidade histórica e cultural dos educados. definia os provérbios como “contos de fada em miniatura”. Com isto abrem-se as portas para um caminho interessante também para o resgate da cidadania, tendo em vista que os contos fazem parte do patrimônio cultural comum a humanidade e que a literatura é um item essencial para a melhoria da qualidade de vida do ser humano, principalmente, se considerarmos as perspectivas de um futuro globalizado.
Quanto a essa discussão,destaca alguns fatos muito simples e triviais, como o de que os clássicos têm um valor eterno que nunca sai de moda e é salutar. Por outro lado, o gosto por este tipo de literatura é voluntário e não é inato. Ninguém nasce com o don de ler e nem pode obrigar outrem para tanto. Forçar a ler para passar no vestibular certamente prejudica na formação do leitor. As tentativas de substituição dos clássicos também tendem ao fracasso.
A autora concorda na sua argumentação de que o primeiro contato da criança deva ser com a obra original, ainda que em versão suavizada. Ela ainda os