Etica Crista
Aluna: Juliana Mattos de Souza
Horário: 7h
1. Apresentação da obra: O livro se chama “Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro” (2000). A UNESCO em 1999, solicitou a Edgar Morin, - filósofo nascido na Franca, em 1921 e um dos maiores expoentes da cultura francesa no século XX -, a sistematização de um conjunto de reflexões que servissem como ponto de partida para se repensar a educação do século XXI.
2. Tese do autor: Edgar Morin desenvolveu o livro usando sete saberes necessários a educação, dividindo-os em capítulos e desenvolvendo-os. São eles: As cegueiras do conhecimento; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão, e por último A ética do gênero humano.
O autor introduz uma nova e criativa reflexão no contexto das discussões que estão sendo feitas sobre a educação para o Século XXI. Aborda temas fundamentais para a educação contemporânea, por vezes ignorados ou deixados à margem dos debates sobre a política educacional. Essa leitura levará à revisão das práticas pedagógicas da atualidade, tendo em vista a necessidade de situar a importância da educação na totalidade dos desafios e incertezas dos tempos atuais.
3. Argumentos principais: No primeiro capítulo “As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão”, Mourin diz que é preciso considerar o erro e a ilusão constantes nas concepções, para que o conhecimento avance. “(...) A educação deve mostrar que não há conhecimento que não esteja, em algum grau, ameaçado pelo erro e pela ilusão. (...) Todas as percepções são ao mesmo tempo, traduções e reconstruções cerebrais com base em estímulos ou sinais captados e codificados pelos sentidos. (...) O desenvolvimento do conhecimento cientifico é um poderoso meio de detecção dos erros e de luta contra as ilusões. Entretanto, os paradigmas que controlam a ciência podem desenvolver ilusões, e nenhuma teoria cientifica