Etica Contabil
Os deslizes cometidos, por negligência, ou má fé, podem induzir terceiros a erros de apreciação, além de acarretar penalidades ao infrator.
Este trabalho tem como objetivo mostrar as consequências do não cumprimento do Código de Ética e a importância do mesmo para que seja realizado um trabalho com transparência, integridade, objetividade, competência profissional e comportamento ético.
Ética tem como sinônimos as palavras costume e moral, a partir de Aristóteles a Ética passou a ser a ciência da moral e se tornou a disciplina que estuda e regula as ações do comportamento humano. O comportamento ético exige mais do que leis, exige também caráter. É necessário que além do código de conduta, o profissional cumpra também com um principio moral correto perante a sociedade.
Assim, em qualquer profissão, os princípios éticos devem ser respeitados. No caso do Contador, existe um princípio Moral geral que é o Código de Ética do Profissional Contabilista, e outro, decorrente da moral particular, ou individual, que é de natureza comportamental. Nesse caso, existe um código de ética a ser obedecido e outro que é regido pelo caráter, pelos princípios e pelos valores do profissional como pessoa, como indivíduo.
Em um ambiente competitivo, onde as pessoas não medem esforços e nem escrúpulos para ganhar dinheiro e alcançar sucesso rapidamente, o profissional Contabilista precisa assumir uma posição para que não seja subornado pelas organizações,