ethernet
E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
CÂMPUS CANOAS
AUTOMAÇÃO NO TRANSORTE PÚBLICO: FACILITADOR PARA O USUÁRIO
MÁRIO CESAR LOURENÇO MONTEIRO
MAURÍCIO EDUARDO FRAGOSO JACQUES
Canoas, Abril de 2014
MÁRIO CESAR LOURENÇO MONTEIRO
MAURÍCIO EDUARDO FRAGOSO JACQUES
AUTOMAÇÃO NO TRANSPORTE PÚBLICO: FACILITADOR PARA O USUÁRIO
Projeto de pesquisa apresentado junto ao Curso de Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, como requisito parcial à cadeira de Português Instrumental.
Orientador: Profa. Fabiana Cardoso Fidelis
Canoas, Abril de 2014
Sumário
1 TEMA
Utilização da tecnologia de bilhetagem eletrônica no transporte publico.
2 PROBLEMAS
A dificuldade no pagamento da tarifa no transporte público? Diminuição da moeda corrente nos transportes coletivos? Controle das gratuidades?
3 OBJETIVOS
3.1 GERAL:
Conhecer os sistemas de automação que começam a se difundir no Brasil, sistemas que visam maior comodidade e conforto ao usuário.
3.2 ESPECÍFICO Sistema bilhetagem eletrônico consiste no uso de cartão magnético, o qual ao ser utilizado o sistema da catraca identifica o usuário e o pagamento antecipado da passagem, realizado pelo próprio usuário ou empregador, liberando a roleta, esse sistema visa integrar o transporte ônibus/trem/metrô, aumentar a segurança do passageiro, diminuindo o numero de assaltos a coletivos e evitar filas nos terminais de embarque.
4 JUSTIFICATIVA
Sabendo da grande importância do transporte publico no Brasil o trabalho trata da automação no sistema de pagamento da tarifa, especificando a bilhetagem eletrônica ,Rafael Naves explica (2008, p.5).
Basicamente, o sistema de bilhetagem automática consiste na comercialização e distribuição