alimentação
Entre as doenças crônicas, as que envolvem o sistema cardiovascular, são as que mais matam idosos. A hipertensão pode ser causadas por muitos fatores como, sexo, idade, sobrepeso, fumo, álcool, alimentação, baixo nível de escolaridade, renda familiar, ingestão excessiva de sódio.
Existem três fatores letais da hipertensão, são elas:
- Coração que trabalha em excesso, desenvolvendo doença cardíaca congestiva, doença coronária, podendo resultar em ataque cardíaco ou ambos;
- Pressão alta frequente, se rompendo vasos sanguíneos no cérebro, dando origem a um infarto cerebral.
- Pressão muito alta pode causar hemorragias renais, causando insuficiência renal, uremia e morte. Existem métodos de se evitar a pressão alta, ou controlar. O mais importante é o hipertenso ter bons hábitos alimentares e praticar exercícios físicos, sendo assim reduzindo níveis pressóricos, evitando obesidade e melhorando as condições de vida. Essas medidas devem ser fundamentais para a vida, deve-se abandonar a bebida álcool e o tabagismo. De acordo com o artigo participaram 41 hipertensos, sendo 10 do sexo masculino e 31 do sexo feminino. Faixa etária de 40 a 73 anos. A concluiu-se que como a hipertensão está aumentando gradativamente, é necessário que se inclua na saúde pública nutricionista, afim de trazer informações sobre os riscos e prevenções contra hipertensão. Destacar o importante consumo de frutas, legumes e verduras, orienta-los a pratica de atividades físicas, sendo assim trazendo mais qualidade de vida para toda a população.