Ete cidade votorantim
O Serviço Autônomo de Água E Esgoto de Votorantim (SAEE) foi criado pela Lei n.º 202, de 29/12/1971.
Exerce sua ação em todo o Município de Votorantim, promovendo estudos, projetando e executando obras relativas à construção, ampliação ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água potável, esgoto sanitário e coleta de lixo.
São responsável pela captação, adução, tratamento e distribuição de água tratada para o município mediante pagamento de tarifa de água; é responsável pela retirada, afastamento e tratamento dos despejos residuais domésticos (esgoto doméstico) e pela coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos (lixo residencial). A água que abastece Votorantim tem sua origem no Rio Sorocaba, através do excedente da represa de Itupararanga (aprox.. 90% do volume) e dos córregos e riachos formadores do Rio Sorocaba.
Na ETA Central são captados aproximadamente 250 litros por segundo e no Ipaneminha 25 litros por segundo; a água consumida em Votorantim é captada em três locais diferentes: na barragem do Votocel (região central que corresponde a 80% da população), na barragem do Ipaneminha (Ribeirão Ipanema das Pedras, que atende cerca de 10% a 15% da população total dos bairros Novo Mundo, Tatiana, Green Valley, Primavera e demais) e na barragem do Cubatão (que atende a 5% da população de chácaras de lazer e parte da Vila Nova Votorantim).
O Tratamento de Água em Votorantim
O processo de tratamento é tradicional: a água bruta é encaminhada à canaleta de entrada das ETAs, recebe sulfato de alumínio e pré-cloração (cloro-gás) e fluoretação (ácido fluorcilíssico), é encaminhada ao floculador onde permanece em agitação pelas pás dos floculadores, segue para os decantadores onde as partículas formadas na floculação decantam no fundo dos mesmos e pelas canaletas abertas dos decantadores passam aos filtros lentos por gravidade, onde camadas sucessivas de areia, seixos e carvão antracito, fazem a filtragem final; a água,