Diagnóstico de causa e efeito
Nomes: Rodrigo Araujo Gonçalves Veridiana de Fátima Vanessa Tolomeotti Greicy Cordeiro Lindi Dantas Henrique Pescara
PROFESSORA: Giovana Cristina da Costa
Cascavel
2012
Análise Causa e Efeito
Este diagrama, originalmente proposto por Kaoru Ishikawa na década de 60, já foi bastante utilizado em ambientes industriais para a localização de causas de dispersão de qualidade no produto e no processo de produção.
A Análise de Causa e Efeito é uma técnica para identificar todas as causas possíveis (dados de entrada) associadas a um determinado problema/efeito (dados de saída) antes de se chegar a um número reduzido de causas principais que precisem ser tratadas.
O diagrama de Causa e Efeito (também conhecido como Diagrama em espinha de Peixe ou de Ishikawa) ilustra graficamente os resultados da análise e é montado em etapas. A Análise de Causa e Efeito é normalmente realizada por um grupo em que todos têm experiência e conhecimento quanta à causa a ser analisada. Para que serve a ferramenta?
Ele é uma ferramenta gráfica utilizada para explorar e representar opiniões a respeito de fontes de variações em qualidade de processo, mas que pode perfeitamente ser utilizada para a análise de problemas organizacionais genéricos. É proposta a utilização deste diagrama na TransMeth em situações onde existe um grande efeito indesejável bem localizado e conceituados pelos elementos da organização.
É utilizado para a identificação de direcionadores, ou drivers, que potencialmente levam ao efeito indesejável. Ele é uma ferramenta analítica que, utilizada por um grupo de projeto, parte de um "problema de interesse" e possibilita a ocorrência de um "brainstorm" no sentido de identificar as causas possíveis para o problema.
Diagrama de Causa e Efeito de Ishikawa
Sendo assim, o diagrama de Ishikawa conduz a uma miríade de causas, sem estabelecer exatamente quais as raízes do problema. O diagrama apresenta como