Etapas pcp
ETAPA 01: Resumo Geral e Análise P.C.P.
* Breve histórico: Na pré-história já acontecia à industrialização quando o homem polia a pedra para transformá-la em ferramentas. O artesão foi o primeiro a produzir organizadamente. Com o passar do tempo o artesão foi sendo substituído pela indústria. Neste caso podemos citar a evolução da produção em pequenas para grandes escalas, como a produção em série e utilizando cada vez mais a tecnologia para produzir mais com menos recurso, ou seja, buscando sempre maior produtividade para ter mais competitividade de mercado. A cultura de melhoria contínua através de técnicas sofisticadas sempre ocorreu através do tempo.Com a revolução industrial surge a necessidade de padronização em massa, a preocupação era produzir o máximo. O Japão após a Segunda Guerra Mundial desenvolveu estratégias empresariais, voltada para exportação e conquistar o mercado mundial. O americano estava atrelado em quantidade de produção e o Japonês se preocupava em atender em qualidade. As empresas foram obrigadas a ouvir o mercado e saber o que o mercado quer. Isto define e revoluciona todo o processo industrial onde as empresa começam a traçar estratégias competitivas, como: inovação, flexibilidade, custo competitivo, qualidade, produtividade.
* Conceito:
Podemos analisar que o Planejamento e Controle de Produção é muito importante para as empresas, pois é capaz de determinar o melhor emprego para os recursos, fazendo assim com que os objetivos sejam executados como previstos. O PCP é responsável por satisfazer a demanda dos consumidores, dentro das limitações do projeto.
Dentre as possibilidades do PCP, encontramos o controle de recursos produtivos para que estejam disponíveis à serem utilizados no momento da produção, ou seja, garantindo que a produção corra eficazmente, e pronta a aplicar medidas corretivas caso necessário.
* Objetivo:
O objetivo do PCP é obter e