Classe palavras
O Diabetes mellitus (DM) tipo 2 é uma doença crônica de prevalência crescente que promove grande aumento na morbimortalidade da população brasileira. Neste trabalho foi avaliada a importância de uma dieta saudável e da prática regular de atividade física na prevenção e controle desta enfermidade. Mudanças nos hábitos alimentares, como a diminuição do consumo de gorduras saturadas e açúcares e o aumento do consumo de fibras, são fatores que influenciam diretamente na prevenção e tratamento do DM tipo 2. A prática de exercícios resistidos associada ao exercício aeróbio regular tem demonstrado eficácia na prevenção e principalmente, na melhoria da qualidade de vida do paciente diabético. Essas mudanças de estilo de vida devem ser prioridades na área da Saúde Pública, a fim de deter o avanço do DM tipo 2 e proporcionar melhores condições de vida ao indivíduo já acometido pela doença.
De acordo com Powers e Howley (2000), a prescrição de exercícios aeróbios para diabéticos tipo
2 deve ter a freqüência de cinco a sete vezes por semana e intensidade correspondente a 50% do VO2 máx, a fim de assegurar aumento da sensibilidade à insulina e a perda ou manutenção do peso corporal.
Recomendações gerais propõem uma atividade física moderada, pelo menos cinco vezes na semana
(WHO, 2002).
Entretanto, considerando a baixa adesão do paciente diabético à prática regular de atividade física, preconiza-se usualmente, que no paciente diabético, exercitando os grandes grupos musculares por 3 vezes na semana, preferencialmente durante 30 minutos, com intensidade moderada, já é possível a obtenção de bons resultados (American College of
Sports Medicine e American Diabetes Association,
1997; Widman e Ladner, 2002).
Observa-se assim, que geralmente, tem sido recomendada a realização de