Etapa 3-pcp
Antigamente as funções de controle e planejamento da produção eram exercidas pelo Supervisor da área, agora á um setor especifico denominado PCP.
Para termos a certeza que o PCP está elaborado corretamente, devemos saber: O que , quanto, onde, como, quando, com o que e com quem produzir?
Quando essas respostas são negativas influênciam no produto final e na insatisfação do cliente, a identificação do problema é o primeiro passo para o estudo de soluções, visando redução de custos e entrega no prazo
O controle da produção faz com que a empresa elimine erros e melhore cada vez mais o processo, alcançando a excelência.
Dentro do PCP existe o PMP(Plano Mestre de Produção), é o mapeamento dos materiais, máquinas, sistemas, equipamentos e profissionais capacitados que irão produzir ou realizar a prestação de serviço conforme a solicitação do cliente.
O armazenamento de materias-primas deve ser adequado a cada tipo de material ou peça a ser utilizada na produção.
O relacionamento e prazos de entrega com os fornecedores devem estar alinhados para que não ocorra atraso na produção, porém o estoque é necessário e imprecindível, a utilização de um sistema MRP é recomendado para essse controle, tomando o devido cuidado, pois o estoque também representa custos.
Itens que representam custos para a empresa: salário dos colaboradores, locação de espaço, manutenção de equipamentos, compras de imobilizados, tempo para produção, etc.Gastos e disperdicios devem ser evitados.
Em geral o PCP trabalha na parte operacional tais como: controle e estoque de segurança, matéria-prima, tamanho de lotes, programação da produção, emissão e controle de ordem da produção enfim, atividades do dia-a-dia da produção, mas não se