Etapas de projeto de arquitetura
Cada profissional possui sua maneira de trabalhar, mas em geral, eles seguem algumas etapas comuns, com o objetivo de encaminhar o projeto da melhor forma possível. Ao longo destas fases, as necessidades são estabelecidas e as soluções vão sendo aos poucos, materializadas em forma de desenhos e maquetes.
Não adianta ter pressa e tentar pular alguma delas, porque isso, com certeza irá atrasar o processo, com dúvidas que surgirão lá na frente. Conheça e saiba o que esperar de cada uma destas etapas.
Estudo Preliminar
Começa com uma entrevista com o cliente e futuros usuários da edificação, visando detectar suas necessidades espaciais e preferências. Compreende visitas ao local, para averiguações de medidas, inserção urbana, vizinhos, insolação, etc. e, se necessário, visitas à Prefeitura
Municipal para conhecimento da legislação local. Visa determinar a viabilidade do programa e do partido a ser adotado, através de estudos volumétricos e esquemáticos.
Anteprojeto
Solução geral do projeto com a definição clara dos ambientes e a implantação da edificação no terreno. É representado através de planta baixa mobiliada e cotada, cortes esquemáticos, fachada e volumetria, de acordo com o estudo preliminar elaborado.
Projeto legal
É o projeto apresentado para a Prefeitura, para que ela analise se estão sendo obedecidas as
Leis Municipais e o Código Sanitário. Nele deverão constar a implantação, planta dos pavimentos e da cobertura, cortes elevações e um quadro de áreas.
Para dar entrada neste projeto junto à Prefeitura, são necessários outros documentos como requerimento padrão, memorial descritivo, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), cópia da escritura e do carnê de IPTU, além do pagamento de uma taxa (DARD - Documento de
Arrecadação de Receitas Diversas). Estes documentos variam de cidade para cidade e me baseei nos solicitados por aqui (Ribeirão Preto – SP).
Com o projeto aprovado, tem-se a liberação do