etapas da evolução da logistica
Fase 01 – armazenagem e transporte
Fase 02 – armazenagem, transporte, pedido e estoque
Fase 03 – logística integrada: relação com fornecedores e clientes
Fase 04 – gestão da cadeia (Supply Chain Management)
Fase 05 – foco no consumidor com aplicação dos conceitos de colaboração e ECR
No Brasil há empresas que se encontram em etapas diferentes de evolução logística (como mostrado nas fases acima). No primeiro estágio se enquadram as companhias que consideram logística como armazenagem e transporte. Um degrau acima estão as organizações que também se atentam às questões ligadas a pedidos e estoque. Numa terceira fase olham a logística de forma integrada e na quarta etapa elas fazem a gestão da cadeia de abastecimento. Já as companhias que se encontram na última fase têm foco no consumidor e trabalham conceitos de colaboração e ECR. “Dentro dessas etapas a maioria das empresas brasileiras está entre a segunda e a terceira fase, enquanto nos países mais desenvolvidos as organizações estão passando da quarta para a quinta”. Para Borges, a consolidação dos conceitos logísticos vai perdurar por, pelo menos, cinco no País tanto no âmbito empresarial quanto no governamental.
Infra-estrutura
Se por um lado há uma busca pela modernização e eficiência, por outro existem uma série de deficiências estruturais no País que dificultam a execução dos processos logísticos em sua plenitude, principalmente em matéria de transportes com rede de estradas sucateada, malha ferroviária reduzida, problemas nos portos etc. Estima-se que o custo logístico do Brasil esteja em 17% do PIB (sendo que o custo de transporte compõe 70% desse índice) enquanto os Estados Unidos é de 9%. “A maior causa desse custo é que o Brasil utiliza pouco o modal ferroviário comparado com os países desenvolvidos.
Um dos grandes problemas é a falta de integração das informações. “Se isso ocorresse, seria possível programar despachos, prever atrasos nos portos, por