Logistica
Fernando Luiz E. Viana
Mestre em Engenharia de Produção
Professor Adjunto do Instituto de Ensino Superior do Ceará – IESC e-mail: flviana@terra.com.br
Resumo: Esse artigo apresenta os conceitos básicos relacionados com a logística empresarial, enfocando o processo logístico, as tendências atuais da logística no Brasil e no mundo e a importância do tema para a competitividade das empresas. São detalhados os processos logísticos de duas grandes empresas com atuação no Brasil, onde percebe-se a convergência entre os conceitos e tendências apresentados e a realidade da logística no meio empresarial.
Palavras-chaves:
logística empresarial, cadeia de suprimentos, distribuição física.
1 INTRODUÇÃO
O ambiente atual de competitividade acirrada, decorrente da queda de barreiras alfandegárias e globalização da economia, somados a um maior grau de exigência dos clientes, faz crescer em empresas industriais e de serviços a busca por melhores desempenhos, através da melhoria de seus sistemas produtivos e gerenciais.
Observa-se que, no cenário atual, para boa parte das empresas em todo o mundo, os recursos e os consumidores estão espalhados em uma ampla área geográfica. Esse é o problema enfrentado pela logística: diminuir o hiato entre a produção e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem.
Assim sendo, a logística apresenta-se hoje não só como uma ciência ou um centro de custos das empresas, mas sim uma ferramenta fundamental para alavancar os níveis de competitividade das mesmas.
Nesse artigo, são apresentados os conceitos básicos relacionados à logística e sua evolução, as diversas etapas do processo logístico e o estágio atual da logística no Brasil, incluindo as suas tendências, de modo a facilitar o balisamento das ações nessa área em empresas dos diversos setores produtivos.
2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM LOGÍSTICA
2.1