Etapa 3
Ser competitivo em um mercado cada vez mais globalizado é o principal objetivo das empresas modernas. Um mercado integrado e extremamente competitivo e consumidores mais exigentes requerem da gestão um planejamento cada vez mais intricado. A complexidade do sistema empresarial requer das empresas um controle das contingencias e um planejamento pautado em estratégias que definam seu posicionamento. É a eficiência do planejamento e do sistema de gestão que irão definir a capacidade de resposta da empresa as turbulências do mercado. A estratégia então é de extrema importância para definir o escopo das ações a serem realizadas na empresa, dessa forma e com base na empresa escolhida como modelo, o foco das estratégias traçadas se finca na edificação de um programa de incentivos consistente que seja capaz de dar amparo a uma dinâmica sustentável de crescimento e desenvolvimento equilibrado da empresa.
A Clínica São Gabriel, empresa escolhida como modelo, é uma empresa prestadora de serviços médicos que busca excelência no atendimento e eficiência associada à qualidade dos serviços prestados. Tendo se tornado uma empresa de referência no interior da Pernambuco e, estando inserida em contexto mercado lógico com tendências de crescimento, apontados tanto pelo aumento do mercado consumidor quanto pelo crescimento e infraestrutura da cidade em que está localizada. Será feito em um primeiro momento um esboço do que virá a ser um plano de ação oferecido à citada empresa. Recomenda-se que o plano de ação seja elaborado em associação com um programa de incentivos internos que possibilite o aumento da produtividade do trabalho na empresa. Tal programa deve abranger desde um plano de bonificação com remuneração variável até um sistema de racionalização do processo de distribuição de ações.
Neste primeiro momento, o Plano de Ação iniciado buscará da melhor forma possível oferecer um instrumental relevante a empresa estudada. Segue-se o início: