ETAPA 3 teoria da administração
Aula- Tema: Abordagem Estruturalista da Administração: Modelo burocrático de organização e Teoria estruturalista da administração. Abordagem Comportamental da Administração: Teoria comportamental da administração e Teoria do de desenvolvimento organizacional.
A Teoria da burocracia é forma da organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Segundo Chiavenato as características da Teoria da Burocracia são: (2011, p. 247 a 249):
Hierarquia da autoridade
A burocracia é uma organização que estabelece os cargos segundo o principio da hierarquia. Cada cargo inferior deve estar sob o controle e supervisão de um posto superior. Nenhum cargo fica sem controle ou supervisão. Dai a necessidade da hierarquia da autoridade para definir as chefias nos vários escalões de autoridade. Todos os cargos estão dispostos em uma estrutura hierárquica que encerra privilégios e obrigações, definido por regras especifica. A autoridade é inerente ao cargo e não ao individuo que desempenha o papel oficial.
Caráter legal e normativo
A burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos estabelecidos previamente por escrito. Em outros termos, é uma organização baseada em uma legislação própria ( como a Constituição para o Estado ou estatutos para a empresa privada) que define antecipadamente como a organização burocrática devera funcionar. Essas normas e regulamentos são escritos e também são exaustivos porque abrangem todas as áreas da organização , prevem todas as ocorrências e as enquadram dentro de um esquema definido capaz de regular tudo o que ocorre dentro da organização. As normas e regulamentos são legais porque conferem as pessoas investidas da autoridade um poder de coação sobre os subordinados e os meios coercitivos capazes de impor a disciplina. Assim, a burocracia é uma estrutura social legalmente organizada.