Etapa 3 Passo 2
Da Evolução às Implicações Éticas
Introdução
O trabalho a seguir irá mostrar a evolução das Teorias da Administração, descrevendo cada uma delas, e consequentemente suas evoluções tecnológicas.
Para que haja uma reflexão sobre assunto estudado, será abordado um tópico com as “implicações éticas”.
Antigamente traduzia-se o termo administração como: “aquele que realiza um trabalho sob o comando de outro”. Porém, o início do século XX foi marcado pelo crescimento da inovação. E no século XXI, acontece a mudança no perfil e nas atribuições do administrador. Mudanças relacionadas em como gerenciar a produção do conhecimento, para que a empresa possa desenvolver ferramentas de adaptação ao ambiente, como vantagens competitivas sustentáveis.
A ênfase no ambiente surgiu com a teoria dos sistemas, sendo complementada pela teoria da contingência, desenvolvendo assim, a ênfase na tecnologia, tendo como visão geral: tarefas; estrutura; pessoas; ambiente e tecnologia.
Teoria de Sistemas - Enfatiza a importância de a organização ser vista como um sistema, ou seja, um conjunto de partes interagentes e interdependentes, orientadas para um fim único, dinâmico e mutante, que não fazem sentido se tratadas isoladamente.
Teoria Matemática- Enfatiza a aplicação da análise quantitativa aos problemas organizacionais e às decisões administrativas, que auxilia o administrador no processo de tomada de decisões na empresa.
Teoria da Tecnologia da Informação - Modifica profundamente o trabalho dentro das organizações e fora delas. A ligação com a internet e adoção da intranet e redes internas de comunicação intensificam a globalização da economia por meio da globalização da informação.
Teoria Contingencial - Prega que não há modelos organizacionais, gerenciais, técnicas e processos de trabalho únicos e universais. Cada situação é única e deve ser tratado separadamente, levando em consideração suas características, seu ambiente externo e dos seus