Etapa 3 JIRA
MODELAGEM SISTEMAS MECATRONICOS
Na implementação do projetor que envolvem a automação de sistemas mecânicos, acionados e controlados por meio de circuitos eletrônicos, taus como manipuladores robóticos, veículo autocontrolados, dispositivos mecatrônicos etc., são necessários um projeto e a utilização de redutores, a partir do uso de componentes mecânicos básicos (motores, engrenagens, polias etc.), o que possibilita a construção de sistemas de redução, movimentação de alavancas, manipuladores e servomecanismo.
Grafcet.
A complexidade das aplicações na área de automação e controle industrial exige a utilização de metodologias que permitam especificar de forma clara, concisa e não ambígua todos os requisitos funcionais dessas aplicações. Se a aplicação consistir na concepção, na estruturação e na programação de um dispositivo mecatrônico, deverá trazer como resultado segurança na operação do dispositivo, sem a ocorrência de falhas.
Para modelar sistemas sequenciais, o Grafcet é uma especificação baseada na descrição funcional das partes que constituem o sistema automatizado, envolvendo a especificação de todas as sequencias de operações do elementos que compõem esse sistema (Bouteille et al., 1992 e Blanchard, 1977). O e a interpretação gráfica de processos. Ele é uma ferramenta de desenho flexível que, incorporada a linguagens de programação, facilita o desenvolvimento de muitos automatismos.
Sistema de controle realimentado.
A figura abaixo representa, na forma de diagrama de blocos um sistema clássico de controle realimentado, por meio de funções transparência associadas a casa um desse blocos controle (Dorf & Bishop, 2001), onde um sinal de entrada, que representa o estado desejado, é comprado o sinal de realimentação proveniente de um sensor, sinal este que representa o estado atual do sistema. O sinal de erro corresponde a variações do estado atual do