Etapa 3 Estrategica de Custos
O Ponto de Equilíbrio é considerado o ponto de igualdade financeira entre as despesas e as receitas de um mesmo período, algo muito importante para os dias de hoje em suas práticas e vivencias dentro de uma empresa.
Ponto Equilíbrio
É o valor que a empresa precisa vender para cobrir os custos das mercadorias vendidas, que abrange os custos fixos, variáveis e as despesas fixas, no ponto de equilíbrio a empresa não tem lucro nem prejuízo, para compreender a fórmula do ponto de equilíbrio é necessário entender Margem de Contribuição. Equivale ao lucro variável, é a diferença entre o preço de venda unitário do produto e os custos e despesas variáveis por unidade do produto. Ou seja, ponto de equilíbrio equivale ao faturamento mínimo necessário para que a empresa não tenha prejuízo, porém nesse ponto também não incorrerá em lucro. É um indicador importantíssimo, pois informa ao executivo o volume necessário de vendas, no período considerado para cobrir todas as despesas (fixas e variáveis), bem como o custo da mercadoria vendida ou serviço prestado. Se o valor das vendas ficar abaixo desse ponto, significa que a empresa está em prejuízo, sendo que acima estará obtendo lucro.
.
Margem de Contribuição
Trata-se de uma quantia em dinheiro que sobra da venda do produto, que logo após retirar o valor do gasto variável unitário, é composto por custo e despesa variáveis. Tal quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e do lucro.
MCun = PV - (CV + DV)
MC = Margem de contribuição.
PV = Preço de Venda ou Receita Operação Bruta Total.
CV = Custo variável ou Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)
DV = Despesa variável.
Ponto de Equilíbrio Contábil
Ponto de Equilíbrio Contábil: É o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas, no ponto de equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo.
PEC = Custos fixos (CF) + despesas fixas (DF)