Etapa 2
Falando com algumas pessoas que são clientes assíduos de cafeterias que apreciam e até fecham negociações ao gosto de um bom café, fiz alguns questionamentos que achei importante sobre o que acham que não poderia faltar em uma cafeteria e que também pudesse ser o diferencial.
Então particularmente falando nas respostas que tive, o que me chamou a atenção foi a de um consultor de vendas que frequenta cafeterias, creio eu que seja o fato de cada dia em uma cidade diferente, sem horários definidos e as vezes a cafeteria até se torne um meio escritório para eles.
Assim ele me disse que para terem um diferencial as cafeterias tem que haver um funcionário especializado em fazer coquetéis a base de café (conhecido como Barista), que sim seria uma oportunidade de servir aos seus clientes não apenas o tradicional, mas sim algo mais elaborado e especial. Sugeriu também que tenha sempre em sua área de vendas e atendimento, jornais, revistas quinzenais a disposição e sempre atualizadas, ambiente climatizado, aconchegante a internet wi-fi a disposição, lógico que também o atendimento sem dúvida seria bem um ponto forte, que quem não gosta de ser bem atendido.
Diante da resposta desse consultor de vendas que conhece quase todo território nacional, também agreguei outros depoimentos de profissionais frequentadores de cafeteria e proprietários de alguns estabelecimentos da cidade que tive o prazer de conversar, ouvi declarações que me deixaram surpresa devido a minha ignorância sobre o assunto, daí pesquisei sobre o profissional e o que eu acho que pode ser um diferencial em uma cafeteria. Os baristas que são “experts” no preparo do café e que têm atuação fundamental na divulgação junto ao consumidor final junto aos clientes sobre os cafés de qualidade, além de terem completo conhecimento sobre o preparo da bebida, eles também entendem da história do café, do cultivo, tipos de grãos