Etapa 2 de Gestao do conhecimento
Passo 1
Em grupo, descrever como poderiam ser aplicados na prática, em seu cotidiano profissional, conceitos abordados no artigo:
A Espiral do conhecimento propõe a existência de um ciclo continuo dentro das empresas onde o conhecimento explicito seja transformado em conhecimento tácito e vice e versa. Aplicando a espiral do conhecimento no nosso cotidiano, estamos propondo um aprendizado frequente, estabelecendo novos padrões de referência, que irão apresentar novos problemas e novas oportunidades de evolução, gerando novos dados e informações, retomando o ciclo de geração de conhecimento em um nivel superior. As empresas devem fazer o uso da Espiral incentivando os colaboradores a serem co-autores da história das empresas. As empresas que para no tempo e não se inovam, estão em desvantagens competitivas comparadas os seus concorrentes. As inovações são importantes porque permitem que as empresas acessem novos mercados, aumentem suas receitas, adquiram novos conhecimentos.
Para os países e regiões, as inovações possibilitam o aumento do nível de emprego e renda, além do acesso ao mundo globalizado. As inovações oferecem novos produtos, que passam a contar com mais benefícios dos produtos oferecidos. O primeiro passo para a inovação é desenvolver ferramentas de gestão do processo de inovação. Essas soluções devem ser custumizadas para cada realidade. Para isso, devem ser levados em consideração o tamanho da empresa, o setor de atuação, a cultura e estrutura organizacional, o sistema de agentes no qual ela está inserida, a visão do futuro e suas ambições.
Passo 2
Fazer um benchmarking sobre conceito de Gestão do Conhecimento e como as empresas viabilizam a Criação do Conhecimento. E entrevistando líderes de duas organizações conceituadas na cidade ou região, abordando os assuntos:
O que entende sobre gestão do conhecimento, e como as empresas aplicam no dia a dia das organizações ?
Renato Kliplel - Empresa...
É