etapa 1 e 2 calculo numerico
Passo 1:
O Cálculo Numérico tem por objetivo estudar esquemas numéricos (algoritmos numéricos) para resolução de problemas que podem ser representados por um modelo matemático. Um esquema é eficiente quando este apresenta soluções dentro de uma precisão desejada com custo computacional baixo (tempo de execução e memória). Os erros cometidos nesta aproximação são decorrentes da descrição do problema. Ou seja, passar do modelo matemático para o esquema numérico, e da forma como as máquinas representam os dados numéricos. O avanço dos programas de computadores, atualmente permite que, cada vez mais, que problemas em ciências aplicadas possam ser resolvidos. Com isso, o estudo do cálculo numérico tem se tornado imprescindível nas áreas das ciências exatas.
Além da memorização de fórmulas, a compreensão dos conceitos, bem como suas aplicações em gráficos e problemas, é fundamental, considerando que sem eles seriam de pouca valia a modernidade do software. Ao resolver um problema matemático numericamente, o mais comum seria utilizarmos um programa computacional. Para tanto, teríamos que tomar algumas decisões antes de resolver o problema. Para tomarmos essas decisões, é preciso ter conhecimentos de métodos numéricos. Teríamos que decidir pela utilização ou não de um método numérico, escolher o método numérico mais adequado para o problema e saber avaliar exatamente o que está sendo feito pelo computador ou pela calculadora, para determinar a qualidade da solução obtida.
Passo 2:
Desafio A
I – os vetores v1e v2 apresentados no gráfico (a) são LI (linearmente independentes);
Afirmação está errada, no gráfico (a) os vetores são LD, pois estão ligados se tornando dependentes linearmente.
II – os vetores v1, v2 e v3 apresentados no gráfico (b) são LI;
Afirmação correta, no gráfico (b) os vetores são LI, pois não apresentam ligação de forma alguma, ou seja, cada vetor se torna independente.
III – os vetores