Etapa 1 2 eng de software
Introdução
O desafio proposto em Engenharia de Software e Análise de Projetos de Sistemas consiste no levantamento de metodologias de desenvolvimento e a escolha de uma delas que possa atender às necessidades apresentadas no projeto.
Para o desenvolvimento deste projeto foi formada uma equipe de 5 estudantes da disciplina sob a supervisão do professor de Engenharia de Software. Estes deverão levantar requisitos e avaliar metodologias para o desenvolvimento do problema apresentado no desafio. Fomos contratados pela CLIVET para desenvolver uma solução computacional para melhorias do controle das informações dos clientes, serviços, produtos e financeiros da clínica.
Para que a atividade fosse realizada, a equipe simulou uma entrevista com o cliente, a CLIVET, e levantou os possíveis requisitos quea clínica viria a requerer para atender às suas necessidades.
A meta deste trabalho é estudar as características das principais metodologias clássicas ainda presentes no mercado para o desenvolvimento de um software.
Desenvolvimento
Na Etapa I do desafio foram levantados os requisitos básicos que o sistema deve suprir, porém, o foco foi o estudo das metodologias de desenvolvimento de software clássicas, como a em Cascata, a Desenvolvimento Incremental e a Orientada a Reuso. Na Etapa II, o levantamento de requisitos foi mais aprofundado e pudemos a partir daí decidir uma forma consideravelmente eficaz para o desenvolvimento do projeto.
Abaixo uma breve descrição das metodologias estudadas e possivelmente apresentadas ao cliente: * Cascata: Também conhecido como ciclo de vida, sugere o encadeamento entre uma fase e outra; Processo dirigido a planos; Requer o planejamento de todas as atividades antes de começá-las * Desenvolvimento incremental: Baseado na ideia de desenvolvimento com base nos