Diesel
O que seria diesel?
É um derivado da destilação do petróleo bruto usado como combustível nos motores diesel, constituído por basicamente por hidrocarbonetos. É um composto formado por átomos de carbono, hidrogênio e em baixas concentrações por enxofre, nitrogênio e oxigênio. È um pouco inflamável, medianamente tóxico, pouco volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico.
Utilização:
O óleo diesel é um combustível líquido cuja principal característica é permitir sua queima à alta taxa de compressão no interior da câmara de combustão. Ou seja, quanto maior a taxa de compressão, maior será a eficiência na conversão da energia térmica em energia cinética.
Essa característica em conjunto à baixa velocidade de combustão permitem a ignição desse combustível, dispensando o uso de centelhas, velas de ignição e todo seu sistema elétrico.
A simplicidade do motor diesel, seu regime de baixas rotações (queima lenta) e sua alta compressão (peças internas mais robustas) permitem seu uso em aplicações pesadas como furgões, ônibus, caminhões, embarcações marítimas, máquinas de grande porte, locomotivas, navios e aplicações estacionárias (geradores elétricos).
A evolução dos projetos de motores diesel permitiu seu funcionamento em rotações maiores e o uso de peças mais leves, adequando sua utilização também aos automóveis (carros de passeio).
No Brasil essa aplicação do diesel não é permitida, pois o Brasil ainda não é "auto-suficiente em óleo diesel", apesar de já ser auto-suficiente em petróleo.
Tipos de diesel disponíveis no mercado brasileiro:
S-50, S-500, S-1800 e biodiesel.
Quem pode utilizar?
S-50 : Todos os veículos diesel, independente do ano de fabricação. Disponível apenas nas regiões metropolitanas.
S-500: Qualquer veiculo diesel com fabricação anterior a 2012, que circule em cidade de pequeno a médio porte. Disponível na maioria das cidades brasileiras.
S-1800: Maquinas agrícolas,