ETAPA 04
INTRODUÇÃO
O investimento só e considerado livre de risco quando seu retorno e estável e confiável. Os investidores geralmente consideram as letras do tesouro, emitidos pelogoverno norte-americano, como um investimento livre de risco.
No orçamento de capital não existe projeto de risco. E possível haver uma perda de participação ou um aumento no custo de financiamento quando e reduzido o fluxo de caixa.
O analista de investimento precisa selecionar projetos analisando sempre as condições de incertezas, pois sabemos que ha risco no orçamento de capital.
4.1 RISCO
Um projeto de investimento não esta livre de risco, pois o fluxo de caixa acaba sendo inesperado, podendo aumentar ou diminuir.
Existem fatores que pode reduzir o fluxo de caixa, como uma perda na participação no mercado, o aumento dos custos dos produtos vendidos ou o aumento no custo do financiamento.
4.2 LIVRE DE RISCO
Se o seu retorno é estável e confiável. Os investidores consideram que as letras do Tesouro, que são emitidas pelo Governo norte-americano, um investimento livre de risco, sendo ele um retorno certo e garantido.
4.3 AEC – ABORDAGEM EQUIVALENTE À CERTEZA
A abordagem equivalente à certeza (AEC) converte os fluxos de caixa certos sendo ele descontado a taxa livre de risco.
Calculando os equivalentes à certeza:
Determine os fluxos de caixa esperados do projeto;
Determine os fatores equivalentes a certeza, ou os percentuais dos fluxos de caixa esperados que são considerados certos.
Calcule os fluxos de caixa certos multiplicando os fluxos de caixa esperados pelos fatores equivalentes á certeza;
Calcule o valor presente do projeto descontando os fluxos de caixa certos pela taxa livre de risco – a taxa de retorno dasletras do tesouro dos estados unidos, por exemplo;
Determine o valor presente liquido do projeto, subtraindo o investimento inicial do valor presente dos fluxos de caixa certos;
Se o VLP for zero ou positivo, o projeto é aceitável. Ao contrário, se o VLP for